Autor

Minha história no turismo começou por acaso, antes mesmo de eu me dar conta. Filho único, nasci e morei até os meus 17 anos em Tupã, no interior de São Paulo. Eu me saía muito bem nas aulas de idiomas e geografia e colecionava selos, moedas e cédulas de dinheiro do mundo todo.

Em 2001, interrompi o terceiro colegial e embarquei para a minha primeira viagem internacional. Alemanha era o destino. Na época, eu me garantia no inglês e no espanhol. E escolha da Alemanha foi justamente para aprender um novo idioma e, de quebra, conhecer mais alguns países da Europa (o que não aconteceu). Imaginou a cena? Um estudante de 17 anos sai de Tupã para morar e estudar em Berlim, sem falar nichts em alemão. Não é preciso dizer o quanto essa viagem me fez crescer em tão pouco tempo.

autor1

Retornando ao Brasil, mudei-me para Santa Catarina onde comecei a faculdade de Turismo e Hotelaria na Univali, em Balneário Camboriú. Durante o curso, aproveitei os períodos de férias para trabalhar no Snow Summit Mountain Resort – uma estação de esqui em Big Bear Lake, no sul da Califórnia – e para estagiar no Tropical Hotel Manaus. Em 2007 me formei.

Assim como muitos estudantes recém formados, eu não sabia para onde ir. Além disso, tinha receio do mercado não me aceitar, pois era apenas mais um jovem que acabara de sair da faculdade. Unindo meu desejo de viajar à necessidade de ter mais experiência na área, decidi fazer um mochilão pela Europa.

Em março de 2008 – após meses de planejamento, devorando guias inteiros e preparando, sozinho, um mochilão por 28 países europeus –, finalmente embarquei para o Velho Continente. Foram quase três meses em uma incrível viagem para completar o roteiro.

De volta à Santa Catarina, com um currículo bem mais interessante, não foi difícil conseguir uma vaga em uma agência de intercâmbios. Mas não demorou muito para que eu quisesse alçar voos maiores e, em 2009, voltei para minha terra natal para fundar minha própria agência, a Reisen Turismo e Intercâmbios. Desde então, seja de férias ou a trabalho, as viagens se tornaram muito frequentes na minha vida.

Já em 2011, após uma concorrida disputa, entrei para o seleto time de travel-writers da editora O Viajante. A missão foi percorrer 10 países europeus para escrever as próximas edições do Guia O Viajante Europa. Em 2012 fiquei responsável pela atualização completa do Guia O Viajante Argentina e, mais recentemente, em 2014, foi a vez de trabalhar na atualização do Guia O Viajante Chile. E na sequência contribuiria também com o Guia O Viajante América do Sul.

Entre um guia e outro, em 2013 rolou mais um mochilão, dessa vez para destinos mais exóticos e distantes: Vietnã, Laos e Camboja. Foi um mês de descobertas incríveis, lugares apaixonantes e experiências únicas.

Em 2014 foi a vez de trocar o céu pelo mar em uma viagem de 19 dias, navegando de Santos a Miami, com escalas em seis deslumbrantes ilhas caribenhas.

No começo de 2015 consegui realizar mais um grande (e antigo) sonho: fazer um mochilão pela América do Sul – afinal, mochileiro que se preza tem que desbravar o nosso continente!

O ano de 2016 mal havia começado quando me joguei em um cruzeiro por outras sete ilhas caribenhas e, dois meses depois, fiz meu segundo mochilão pela América do Sul.

Em abril de 2017 fui a Orlando pela terceira vez, para participar de um treinamento de 15 dias em parques, hotéis e atrações da região. Em junho embarquei mais uma vez para a Tailândia, e desta vez a aventura foi em família (e a Lavínia com apenas 3 anos) para provar que isso é possível! Já em setembro, mais uma viagem em família, desta vez no Brasil mesmo. Viajamos por 15 dias de Maceió a Recife, parando para conhecer cada maravilha desse caminho.

Este blog é o espaço que criei para dividir minhas experiências adquiridas em mais de 60 países e inspirar/incentivar você e sua família a fazer o que eu mais gosto: VIAJAR! Seja você um aspirante a viajante ou um desbravador experiente, espero poder facilitar o planejamento da sua próxima jornada, ou apenas dividir um pouquinho das minhas aventuras.

As minhas próximas viagens já estão em planejamento. E as suas? Vamos tirá-las do papel juntos?

Seja muito bem-vindo(a)!

Guilherme Goss de Paula


Conheça a história por trás do nome Viajante Inveterado



Inline
Inline