Como são as cias aéreas low cost na Tailândia

  • 9/08/2017
  • comentários
  • Por: Guilherme Goss De Paula

BBB mode on. Se você gosta de viajar no modo bom, bonito e barato, vai se encantar pela diversidade de cias de baixo custo ou low cost na Tailândia. Eu digo que é a forma ideal para quem tem pouco tempo no país e não quer passar horas nas estradas e ferrovias tailandesas. Afinal, os principais destinos estão localizados bem longe uns dos outros: no extremo norte (é o caso de Chiang Mai), no centro (a capital Bangkok) e bem ao sul (as praias e ilhas).

Cias low cost na Tailândia

Na primeira vez que viajei ao país, em 2010, fui e voltei de Bangkok a Phuket pela Bangkok Airways. Naquela época não me lembro se haviam muitas low cost pelo país, mas acredito que a oferta era menor.

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Esse ano (2017), eu tinha que percorrer o seguinte itinerário: Bangkok / Chiang Mai / Krabi / Bangkok. Enquanto pesquisava as tarifas, torci para cada trecho ser mais em conta por uma cia diferente para poder conhecê-las e contar pra você – por sorte, deu certo!

Nok Air: de Bangkok a Chiang Mai

Percorremos, de táxi, 30 km em cerca de uma hora, desde o nosso hotel Rambuttri Plaza até o Aeroporto Don Mueang. A corrida custou THB 600 (era um carro grande). O aeroporto, como eu já mencionei em outro post, é muito bom e organizado. A zona de embarque tem ares de que foi reformada há pouco tempo e está muito bonita.

O voo durou apenas 1h10: deixamos Bangkok às 9h05 e chegamos às 10h15 já estávamos em Chiang Mai.

Pelas passagens pagamos USD 40,32 por pessoa – já incluídos 15 kg gratuitos na franquia de bagagem.

A simpática aeronave, pintada como um pássaro (com biquinho e tudo), era um Boing 737-800 com a configuração 3-3. O lanchinho servido grátis era um mix de gostosos biscoitinhos e uma garrafinha de água mineral.

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Air Asia: de Chiang Mai a Krabi

Escolhemos o voo que saía mais cedo de Chiang Mai para chegarmos em Krabi e ainda termos bastante tempo para ir até Phi Phi e aproveitar o dia. Do hotel De Chai The Colonial, ao leste da cidade histórica, até o aeroporto levamos cerca de 20 minutos – e pagamos THB 350 por um carro grande (pedimos pelo hotel e achei que ficou bem caro pelos padrões).

O voo durou 2h: saímos de Chiang Mai às 6h35 e chegamos em Krabi às 8h35.

Cada um de nós pagou THB 1.390,00 pelas passagens aéreas e mais THB 528,30 por um pacote adicional que nos dava direito ao lanchinho, 20 kg de bagagem e marcação de assentos antecipada – o total ficou THB 1.918,30 por pessoa.

A aeronave era um Airbus 320-200, com confortáveis bancos revestidos de couro e configuração 3-3. O lanchinho grátis era um misto e um copinho de água mineral.

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Thai Smile: de Krabi a Bangkok

Precisávamos de um voo de Krabi direto para o Aeroporto de Suvarnabhumi (BKK), em Bangkok, pois partiríamos desse mesmo aeroporto para o Brasil algumas horas depois. Encontramos a solução na Thai Smile, que é uma versão enxuta, barata e colorida da grande Thai Airlines.

Previsto para 1h20 de duração, a saída de Krabi estava marcada às 14h45 e o horário de chegada era 16h05.

O aeroporto de Krabi estava enfrentando um problema de falta de energia elétrica, mas isso não fez com que o voo atrasasse. O que atrasou um pouquinho foi o horário do pouso, devido ao tráfego no BKK.

Cada passagem saiu THB 1.230, com direito a 20 kg de bagagem.

A aeronave era um Airbus 320-200, com configuração 3-3. O lanchinho foi entregue em uma bela sacolinha personalizada, com um croissant de frango, uma garrafinha d’água e lencinho umedecido.

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O que fazer para não pagar excesso de bagagem

Como vocês viram, em algumas cias low cost na Tailândia (assim como em muitas partes do mundo) a franquia de bagagem é paga e, em todas, qualquer excesso é cobrado na hora do check-in. Portanto, se você estiver acompanhado, lembre-se sempre de comprar todas as passagens de uma só vez, em uma mesma reserva, assim a franquia será somada e o peso que alguém exceder, pode ser compensado por outra pessoa que leva menos bagagem.

Exemplo: nessa viagem éramos cinco pessoas: eu, Micca, Lavínia, minha mãe e meu tio. Na Nok Air cada um tinha 15 kg de franquia, ou seja, 15 kg x 5 pessoas = 75 kg de limite de bagagem. O peso de todas as malas juntas não poderia exceder os 75 kg, senão pagaríamos pelo excesso. Minha mãe adora encher a mala e provavelmente viajou com mais de 15 kg. Eu levo menos bagagem e acabei “emprestando” a ela os kg que não utilizei. No entanto, utilizando o mesmo exemplo, se minha mãe tivesse comprado a passagem separadamente, pagaria pelos kg que excedesse. Usei a Nok Air para exemplificar, mas isso vale para todas as cias.

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E você, viajante? Já experimentou alguma low cost na Tailândia? Ou ainda ficou com alguma dúvida? Fale com a gente por meio dos comentários ao final desse post. 😉


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Guilherme Goss De Paula

Nascido em Tupã, no interior de São Paulo, sua primeira experiência internacional foi um intercâmbio na Alemanha - onde despertou seu interesse por conhecer o mundo. Trabalhou com turismo nos EUA, no Amazonas e em Santa Catarina. Graduou-se em Turismo e Hotelaria e abriu sua própria agência de viagens. Sempre em busca de novos destinos, acumula passagens por mais de 60 países. Como escritor-viajante, já participou de diversas edições dos guias O Viajante, além de ser colaborador voluntário dos sites TripAdvisor e Mochileiros.com. Sua melhor viagem é sempre a próxima!


2 respostas para “Como são as cias aéreas low cost na Tailândia”

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