Mochilão pela América do Sul II – Apresentação e planejamento

  • 5/04/2016
  • comentários
  • Por: Guilherme Goss De Paula

Salve, viajantes!!!

Começamos a semana com o anúncio de uma notícia vibrante: o próximo mochilão vai rolar em menos de 15 dias e vocês poderão acompanhar tudo aqui no blog!!

Pra quem está chegando agora, o blog Viajante Inveterado invadiu a internet há apenas 20 dias e, desde então, temos concentrado publicações sobre um mega mochilão pela Europa que eu, Guilherme, realizei em 2008, passando por 28 países. Esta série de posts ainda está em andamento.

Portanto, a partir de agora, os posts dessas duas viagens serão intercaladas aqui no blog!!

E pra vocês ficarem mais por dentro da nossa próxima viagem (digo “nossa” porque estarei acompanhado), vou detalhar algumas informações sobre ela.

MOCHILAO 2016

Como definimos nosso ROTEIRO?

Moeda e custo da viagem

Nossa primeira definição foi o continente. E escolhemos a América do Sul. Por quê? Além de ser um continente muito diversificado, o momento não é favorável para se comprar dólares ou euros adoidado, certo? A não ser que você tenha levado uma bolada no petrolão. Nosso continente apresenta custos baixos de hospedagem, transporte e alimentação quando comparado com a Europa, por exemplo. As moedas dos nossos vizinhos não são fortes e, por isso, gastaremos menos.

Passagens aéreas

As passagens aéreas foram outro fator determinante. Elas foram emitidas por milhas (da Tam) e, mais uma vez, as distâncias menores e, consequentemente, o menor número de milhas exigidas foram favoráveis para focarmos e ficarmos no nosso continente. Foram necessárias 14.000 pontos Multiplus para comprar o trecho de ida Guarulhos/Lima e 12.000 para comprar o trecho de volta Bogotá/Guarulhos.

Atrações

Nem só de economias determina-se um roteiro de viagem. Obviamente, os destinos tem que ter um apelo considerável. Seja pela natureza exuberante, pela história, pelas tradições, enfim, levamos em consideração tudo isso e muito mais, e não restou nenhuma dúvida de que nosso continente apresenta destinos fabulosos para qualquer viajante – seja ele iniciante ou experiente.

Viagens anteriores

Outro fator que influenciou bastante a nossa decisão, foi o mochilão que fizemos (eu e esses mesmos amigos) em 2015 – quando passamos pelo Chile, Bolívia e Peru. Foi uma viagem inesquecível que contarei pra vocês em breve, na série Mochilão pela América do Sul I. Antes disso, eu já tinha feito uma Road Trip de um mês pela Argentina (em 2012), que revelou paisagens e experiências memoráveis.

Inca Kola….

Ahhh, claro que o melhor refrigerante do mundo (na minha opinião… rsrs) teve participação fundamental na escolha do roteiro! Ok, brincadeiras à parte… Mas estou contando as horas para tomar uma garrafa desse refri peruano de sabor tutti-frutti e cor de energético – que supera a Coca Cola em seu país!!

Uma vez apresentados os principais fatores que nos fizeram escolher o norte do Peru, Equador e Colômbia como nossos próximos destinos, devo apresentar meus amigos viajantes.

DSC_0584_2

Quem vai me acompanhar nessa viagem?

Como disse anteriormente, esse será apenas o segundo mochilão que eles fazem comigo, mas as amizades são de longa data!!

O Marcelo é aquele brother das antigas, nos conhecemos há mais de 15 anos e ele até colocou meu nome em seu filho (viu quanta admiração? Mas ele vai negar isso.. rsrs). Viaja de mala, é paranaense mas mora na Bahia, é engenheiro, louco por punk rock e escaladas, é ligado no 220V, topa tudo a qualquer hora. Adora ver ruínas!

O Carioca é outro grande brother, nos conhecemos na faculdade há quase 15 anos e ele me deu a honra de ser seu padrinho de casamento, portanto, é meu compadre! Viaja de mochila, é carioca (ah, vá!) mas mora no Rio Grande do Sul, é corretor de imóveis, só ouve Red Hot Chili Peppers e também topa tudo, mas reclama de vez em quando. Odeia subir morros e ver ruínas…

O que os dois tem em comum? Adoram posar para as fotos e comprar suvenires!!!! rsrs

A verdade é que a gente se dá muito bem, não tem estresse e, por isso, vamos encarar mais um mochilão juntos.

DSC_0913_2

Roteiro resumido (e não definitivo)

Como já viajamos juntos, sabemos que podemos forçar a barra e deixar a viagem em um ritmo forte em alguns momentos. Particularmente, eu não recomendaria tantos deslocamentos para mochileiros de primeira viagem e até prefiro fazer as coisas com mais calma mas, devido a vários fatores, tivemos que espremer o roteiro no tempo que tínhamos disponível. Lembrando que sempre deixamos uns dias “coringas” para poder fazer alterações no roteiro, se assim desejarmos. Outro detalhe muito importante: os deslocamentos serão feitos, sempre que possível, em ônibus noturnos.

Dia 01: Embarque em São Paulo às 7h40 / Chegada em Lima às 10h55. Hospedagem na casa de um amigo do Marcelo. Como já conhecemos Lima no ano passado, vamos rodar pela cidade sem muito compromisso de conhecer as atrações.

Dia 02: Lima / Huaraz: Pegaremos um ônibus pela manhã.

Dia 03: Huaraz: trekking

Dia 04: Huaraz / Trujillo: trekking de dia e depois seguiremos em um ônibus noturno para Trujillo

Dia 05: Trujillo: exploração de sítios arqueológicos

Dia 06: Trujillo / Tumbes: parada para pernoite (fronteira)

Dia 07: Tumbes / Cuenca: parada para pernoite (alguns dizem que é a cidade mais bonita do Equador)

Dia 08: Cuenca / Quito: consideramos passar um dia em Baños, que fica no meio do caminho

Dia 09: Quito: exploração da cidade e região

Dia 10: Quito: exploração da cidade e região

Dia 11: Quito / Otavalo: mercado indígena. Este é um dia coringa, podemos adiantar a viagem ou recuperar algum dia perdido

Dia 12: Otavalo / Tulcán: pernoite na fronteira para explorar Las Lajas no dia seguinte

Dia 13: Tulcán / Las Lajas / Cali: exploração da cidade

Dia 14: Cali / Medellin: exploração da cidade

Dia 15: Medellin / Cartagena: consideramos uma parada no meio do caminho

Dia 16: Cartagena: exploração da cidade e praias

Dia 17: Cartagena / Santa Marta: dia coringa, podemos adiar este dia

Dia 18: Santa Marta: exploração das praias

Dia 19: Santa Marta: visita ao Parque Tayrona

Dia 20: Santa Marta / Bogotá: consideramos uma parada nas cidades coloniais

Dia 21: Bogotá: exploração da cidade e região

Dia 22: Bogotá: exploração da cidade e região

Dia 23: Embarque em Bogotá às 21h20 / Chegada em São Paulo às 5h40 (do próximo dia)

Por hoje é só!!

Se você gostou do nosso roteiro comente.. E se você não gostou, deixe suas sugestões!!

Agora, se você já foi pra algum desses lugares, por favor, deixe suas dicas pra gente!!


Acompanhe todos os posts dessa aventura: Mochilão na América do Sul II

Guilherme Goss De Paula

Nascido em Tupã, no interior de São Paulo, sua primeira experiência internacional foi um intercâmbio na Alemanha - onde despertou seu interesse por conhecer o mundo. Trabalhou com turismo nos EUA, no Amazonas e em Santa Catarina. Graduou-se em Turismo e Hotelaria e abriu sua própria agência de viagens. Sempre em busca de novos destinos, acumula passagens por mais de 60 países. Como escritor-viajante, já participou de diversas edições dos guias O Viajante, além de ser colaborador voluntário dos sites TripAdvisor e Mochileiros.com. Sua melhor viagem é sempre a próxima!


7 respostas para “Mochilão pela América do Sul II – Apresentação e planejamento”

  1. […] no dia 16 de abril vou embarcar com mais dois amigos em uma viagem pelo Peru, Equador e Colômbia (leia o post completo de introdução a essa viagem). O nosso roteiro inclui desde trekkings na altitude até dias mais relaxados na praia. Esses […]

  2. Micheline disse:

    Curtam bastante rapazes e voltem com energia positiva !

  3. […] post Mochilão pela América do Sul II – Apresentação e planejamento, que foi o anúncio dessa aventura (dá uma olhadinha lá pra refrescar a memória), abordei […]

Deixe uma resposta

Inline
Inline