balneario camboriu viajante inveterado

Balneário Camboriú: 10 motivos pra NÃO visitar (com respostas)

  • 26/01/2020
  • comentários
  • Por: Guilherme Goss De Paula

Fala, viajante! Neste post, quero falar pra você sobre 10 motivos para não visitar Balneário Camboriú. Calma! Vou explicar cada um dos motivos que as pessoas e a mídia já citaram e respondo a todos eles com a minha opinião.

Mas antes de começar quero deixar um recadinho rápido:

Se você mora na região de Balneário Camboriú ou vem pra cá com frequência, você tem que conhecer o guia de descontos Prime Gourmet Club. Com ele você pede 2 e só paga 1 – isso vale para restaurantes, hotéis, atrações turísticas e muito mais.

prime gourmet balneario camboriu

Nos últimos anos, a cidade de BC tem se destacado muito na mídia. Mas nem sempre falam coisas boas sobre a cidade. Certamente você já ouviu falarem da sombra na praia, da má qualidade da água e até mesmo dos ventos fortes nas ruas.

Mas será que tudo isso é verdade? Ou melhor, será que tudo isso é tão alarmante assim?

Bom, vamos começar logo essa lista e eu vou, é claro, deixar a minha opinião sobre cada um desses pontos.

E já deixo um convite pra vc também compartilhar a sua opinião nos comentários.

01. SOMBRA NA PRAIA

Uma das maiores críticas a BC é a sombra que os grandes edifícios fazem na Praia Central. E isso é verdade. No verão, a partir das 14h a sombra de vários prédios invade a praia e aquela galera que curte pegar um bronze fica na bronca.

Mas, BC tem só uma praia? Não!! O município possui 9 praias, maravilhosas – diga-se de passagem – e a única que tem esse problema da sombra é a Praia Central. Então, se você não abre mão de tomar um solzinho no período da tarde, pode vir pra BC que você vai ter mais 8 praias pra escolher.

02. PRAIA IMPRÓPRIA PARA O BANHO

Não é novidade que, historicamente nos verões, quando a cidade de BC recebe muita gente, a qualidade da água do mar não fica aquela maravilha. Mas calma aí que isso faz parte do passado. Recentemente, foi implantado, por toda a orla da Praia Central de BC, um novo emissário pressurizado que envia o esgoto bruto para uma estação de tratamento.

Além disso, o novo molhe da Barra Norte, também evita que as águas do Rio Marambaia se espalhem diretamente com a área de banho da Praia Central. Então, quem veio pra BC, nesse verão, já viu a diferença na cor da água do mar que, aliás, está próprio para banho em toda a sua extensão.

Mas ainda vamos um pouquinho além… Já que estamos falando em qualidade da água, vc já ouviu falar da bandeira azul? A bandeira azul é um selo internacional de certificação para praias, marinas e embarcações de turismo. No Brasil, pouquíssimas praias já receberam essa certificação e BC possui duas delas: Praia do Estaleiro e Praia do Estaleirinho. Além da Marina Tedesco que também possui esse selo de qualidade. Portanto, pra quem dizia que o mar de BC era sujo, agora não é mais.

03. PRAIA LOTADA DE GENTE

Basta digitar aí na busca: verão em Balneário Camboriú pra ver uma praia com tanta gente, que mal dá pra ver a areia por baixo dos guarda-sóis. É, gente, o verão de BC é realmente muito disputado!! E vou te dizer que o pessoal que vem pra cá, não se importa muito com isso não viu. Mas, se importando ou não, eu tenho uma notícia que vai aliviar mais esse problema.

A partir de março/abril de 2020 deverá ter início o projeto de alargamento da praia Central. A faixa de areia de areia que tem hoje, em média, 25 m terá em torno de 70 a 80 m. É uma grande diferença que a gente vai ver já no próximo verão.

04. INSEGURANÇA

Bom, tem gente que reclama da falta de segurança em BC. Na prática, um número enorme de pessoas costuma sair na rua à noite para caminhar, correr e passear.

BC foi eleita em setembro de 2019 como a cidade mais segura do país pelo ranking anual da consultoria Urban Systems. Além disso, a cidade ostenta a maior guarda municipal de todo o estado de SC e possui um projeto de trabalho integrado da guarda com as polícias civil, militar e o corpo de bombeiros.

05. FALTA ÁGUA E ENERGIA

Acabamos de passar pelo ano novo, quando a cidade recebe mais de um milhão de visitantes. E quer saber? A água não acabou não. Mas eu me lembro muito bem do tempo em que a gente morria de medo de ficar sem água e energia no réveillon. Pelo menos até agora, segue tudo tranquilo!

06. VENTO

Bom, pessoal, quando alguém tá disposto a falar mal de alguma coisa, vai dar um jeitinho. E, na minha visão, foi isso que aconteceu em uma matéria que falaram que BC sofre com correntes fortíssimas de vento.

Olha, eu ando bastante pela cidade, e o vento nunca me impediu ou me atrapalhou de fazer nada. Muito pelo contrário, eu prefiro um ventinho a um calor escaldante e abafado. Mas essa matéria dizia que, devido às grandes construções, esses corredores de vento eram formados pela cidade.

Enfim, nunca vi turistas reclamando disso, então não creio que isso deva ser levado em consideração.

07. SOM ALTO E BAGUNÇA

O som alto e a bagunça já fizeram, sim, parte da orla de BC. Porém, desde 2014, quando toda a faixa de estacionamento da Avenida Atlântica foi substituída pela ciclovia, aquela barulheira de alto-falantes que incomodava muita gente acabou.

Hoje a realidade é completamente diferente. Portanto, se você veio pra BC antes de 2014, eu deixo um convite pra vir conhecer uma cidade completamente diferente.

08. TRÂNSITO CAÓTICO

BC é uma cidade limitada, territorialmente falando, e por isso mesmo a saída encontrada pela construção civil, foi crescer verticalmente. Como não dá pra fazer ruas verticais temos aí um probleminha que incomoda turistas e moradores.

Por outro lado, principalmente no verão, tem muita gente que adora o congestionamento pra ficar paquerando. É, isso faz parte da cultura da cidade!

Mas falando sério… Será que é necessário sair de carro mesmo? A orla da cidade possui um calçadão arborizado e uma ciclovia que acompanham toda a Avenida Atlântica.

Que tal substituir aquela voltinha de carro, por uma caminhada ou uma voltinha de bike? Já pensou nisso? Outra opção é o bondindinho, tradicional meio de transporte público da cidade que roda pelas Avenidas Atlântica e Brasil. Custa barato, é um passeio gostoso e você ainda pode parar num restaurante e tomar uma cervejinha sem se preocupar.

Além disso, no ano que vem a Av. Atlântica já deverá contar com uma faixa exclusiva para o transporte público! Já do outro lado da cidade, o problema de trânsito atinge a Avenida do Estado. Pra isso, a solução é outra, a Avenida Panorâmica está em construção e um viaduto também será construído em breve. O prolongamento da 4ª Avenida é outra importante obra de mobilidade urbana em construção. Portanto, o trânsito está melhorando!

09. É UMA CIDADE CARA

Vou dar um depoimento bem pessoal pra vocês. Eu morei muito tempo no interior de SP, em uma cidade onde o custo de vida é relativamente baixo. E quer saber? Aqui em BC, a gente paga muito menos nas compras de mercado por exemplo.

Eu digo que existe uma BC pra cada tipo de bolso, se você quiser tirar umas férias luxuosas, visitando somente bons restaurantes, frequentando os melhores lugares, vai pagar o correspondente a isso. Por outro lado, a cidade proporciona locais incríveis com acesso gratuito (como os molhes, as praias, as trilhas pelos morros) e bons restaurantes com buffet livre ou por kg a preços muito acessíveis. Portanto, não use essa desculpa, pois vc estará cometendo um grande equívoco!

10. ALAGAMENTOS

Tá aí um problema que ainda ocorre em BC. Quando chove muito, existe uma dificuldade real de escoar toda essa água e por isso, algumas ruas ficam alagadas. Mas eu diria que são casos pontuais e que ocorrem poucas vezes no ano.

Agora vamos deixar mais uma de bônus:

11. A CIDADE MORRE FORA DA TEMPORADA

Olha, se você ainda repete isso por aí, definitivamente, deve fazer no mínimo uns 20 anos que não coloca os pés em BC. Eu já deixo o convite pra você vir pra cá nas próximas férias e mudar essa sua opinião!

Bom, viajante, eu vou ficando por aqui, e é claro que eu quero saber a sua opinião sobre as questões abordadas no vídeo. Se tiver algum outro motivo pra apresentar, também conta pra gente aí nos comentários.

Leia também:
O que fazer em Balneário Camboriú – GUIA COMPLETO
Melhores hotéis de Balneário Camboriú (2019/2020)
Hotel Melo: ótimo custo-benefício em Balneário Camboriú
Aluguel de lanchas em Balneário Camboriú – Como funciona?

Planeje sua viagem

Reserve seu hotel pelo Booking.com.

Encontre e compre passagens aéreas promocionais com a Passagens Promo.

Alugue seu carro pela Rentcars.

Compre seu chip internacional Mysimtravel .

Viaje sempre protegido por um Seguro Viagem (usando o cupom INVETERADO5 você terá 5% de desconto).

Evite filas comprando antecipadamente seus ingressos e passeios pelo Viator, GetYourGuide ou TourOn .

Solicite uma ajuda profissional para sua viagem! Entre em contato com a Reisen Turismo!.

Ao utilizar esses links, você ajuda o blog a crescer sem pagar nada a mais por isso!

#TBTemBC: como não amar essa cidade?!

#euamobc
#balneariocamboriu
#santacatarina
#brasil
#viajanteinveterado

#mturismo
...

126 3

Você conhece o Pico da Teta em #balneariocamboriu ?
No próximo vídeo do canal vamos mostrar o caminho e todas as belezas dessa trilha!

#picodateta
#euamobc
#santacatarina
#santaebelacatarina
#viajanteinveterado
...

89 9

Bora embarcar no #HogwartsExpress? Ele fica nos parques #UniversalStudios, em #Orlando!

#hogwarts #harrypotter

#florida

#usa
#eua
#estadosunidos
#america
#viajanteinveterado
...

64 0



Booking.com

Guilherme Goss De Paula

Nascido em Tupã, no interior de São Paulo, sua primeira experiência internacional foi um intercâmbio na Alemanha - onde despertou seu interesse por conhecer o mundo. Trabalhou com turismo nos EUA, no Amazonas e em Santa Catarina. Graduou-se em Turismo e Hotelaria e abriu sua própria agência de viagens. Sempre em busca de novos destinos, acumula passagens por mais de 60 países. Como escritor-viajante, já participou de diversas edições dos guias O Viajante, além de ser colaborador voluntário dos sites TripAdvisor e Mochileiros.com. Sua melhor viagem é sempre a próxima!


4 respostas para “Balneário Camboriú: 10 motivos pra NÃO visitar (com respostas)”

  1. Avatar Sandra Penna disse:

    Praia Central de Balneário Camboriú está imprópria para banho, aponta IMA
    Análise do IMA indica que toda a extensão está comprometida.
    As prefeituras de Balneário Camboriú e Camboriú farão uma reunião com a Emasa para tentar resolver o problema de saneamento da região. Conforme a Emasa, Balneário Camboriú tem 95% do território com rede de esgoto, mas a cidade vizinha não tem rede coletora.

  2. Avatar Carlos Eduardo disse:

    Minha opinião sobre Balneário Camboriú:
    Adoro essa cidade e tenho investimentos aqui.
    Uma coisa que me aborrece é a especulação imobiliária.
    Os corretores prometem lucros que não existem e a assistência pós-compra também não existe.
    Vendem apartamentos hipervalorizados que não atingem valor de revenda e frustra o investidor.
    Acredito que tenha exceções, mas ainda não encontrei.
    Anunciam valores em sites de imobiliárias ou especializados e quando vendem não retiram o anúncio para atrair compradores e desvia-los para outros imóveis.
    O mesmo acontece em Itapema.
    Verdadeira guerra de corretores.
    Quem perde é o investidor.
    Triste realidade.

Deixe uma resposta

Viajante Inveterado 2018 © Todos os Direitos Reservados

Feito com ❤ por Brothers Filmes