Se você está buscando um destino de praias, Itacaré não vai te decepcionar – seja qual for seu perfil. Há praias agitadas e desertas, com ondas fortes e sem ondas, próximas e longe da cidade. Basta escolher qual é a mais a sua cara. Conheça as praias de Itacaré!
Praias Urbanas
A Praia da Concha é a maior, mais visitada e a mais próxima da maioria das pousadas e da famosa Rua Pituba. Tem águas calmas e possui uma grande oferta de barracas (bares e restaurantes) que oferecem cadeiras e guarda-sóis para os clientes. Na Concha, você também pode alugar equipamento para praticar stand up paddle e até fazer aulas para iniciar no esporte. Na extremidade direita fica o Farol e, na esquerda, fica a Ponta do Xaréu, o melhor local para assistir ao magnífico pôr-do-sol de Itacaré!
A Praia do Resende é a primeira de uma série de quatro praias que ficam lado a lado, ligadas pelo Caminho das Praias. É um local tranquilo e com pouca infraestrutura. Durante a maré baixa, piscinas naturais se formam em sua extremidade direita.
Resende ao fundo, Tiririca no meio e Costa em primeiro plano
A Praia da Tiririca é um conhecido pico de surfe e atrai muitos adeptos desse esporte. Existem algumas pequenas pousadas e restaurantes no local. Outro atrativo é o skate bowl de frente pro mar!
A Praia da Costa é pequenininha, linda mas tem uma correnteza forte e, por isso, quase não se vê gente nela.
A Praia da Ribeira é a última do Caminho das Praias e reserva muitas coisas boas. Pra começar, é nela que deságua o Rio Ribeira, que forma uma piscina natural de água doce e algumas pequenas quedas d’água. A praia possui uma larga faixa de areia que é bem aproveitada pelos restaurantes que se instalaram por ali, fornecendo cadeiras e guarda-sóis. O mar possui ondas pequenas, propiciando a curtição de banhistas e surfistas iniciantes. Pra quem busca aventura, existe um interessante e extenso circuito de arvorismo, coroado por duas tirolesas que atravessam por cima da praia. Há uma trilha de 15 minutos que leva até a pequena e escondida Praia do Siriaco. Se quiser ir mais longe, existe outra trilha, de 40 minutos, que leva até a Prainha.
Coroinha é a praia da orla central da cidade e também pode ser considerada uma praia urbana, mas ninguém fala dela por não ser própria pra banho. Funciona como um porto para embarcações de pescadores e de passeios. Os locais costumam aproveitar suas areias para praticar esportes como futebol, vôlei e treinamentos físicos.
Outras Praias
Na Prainha se chega a partir da Ribeira, por uma trilha de aproximadamente 40 minutos, passando por uma cachoeira em meio à Mata Atlântica – é aconselhável ir com guia. Ou pela Praia São José (a seguir). Ela é considerada uma das mais belas praias do país e possui ótimas ondas para a prática do surfe.
A Praia de São José faz parte de uma área de proteção ambiental e está dentro de um complexo turístico com hotéis, residências e restaurante de alto padrão e um parque ecológico. A praia é cercada por coqueiros, possui ondas fortes e areia branca.
Jeribucaçu é uma das favoritas dos visitantes e eu me incluo nessa! Ela é marcada pelo encontro do rio (homônimo) com o mar que forma paisagens magníficas. Em suas areias, barracas rústicas preparam o peixe na brasa. O acesso se dá de duas maneiras: o caminho mais longo (pouco mais de uma hora), e muito mais interessante, é por uma trilha (vá com um guia) desde a rodovia, que passa pela cachoeira da Usina e atravessa o manguezal ou, o caminho mais curto (uns 30 minutos), por uma ladeira, a partir de um estacionamento pago. Leia mais sobre Jeribucaçu no post [Os melhores passeios de Itacaré].
Arruda fica próxima a Jeribucaçu, o acesso se dá por uma trilha. É uma praia pequena, com apenas 30 metros de extensão, cujo maior atrativo são suas piscinas naturais, ótimas para um banho durante a maré baixa.
Havaizinho, como seu nome sugere, é bonita e suas ondas são fortes. Apesar disso, o local não é dos melhores para o surfe. O acesso se dá por uma trilha de 10 minutos, que começa no km 12 da rodovia Itacaré-Ilhéus (BA-001) e é considerada uma das mais bonitas da região. Ao seu lado fica a praia de Camboinha, de características parecidas e com acesso à Itacarezinho.
A Engenhoca é uma praia deserta, enfeitada por coqueiros e um riacho. Possui ondas boas para longboarders. O acesso é pela mesma trilha de Havaizinho e leva 20 minutos.
Itacarezinho é uma praia bem extensa, possui um bonito coqueiral e opções de restaurante e hospedagem. O acesso de veículos é cobrado [R$30].
A praia do Pontal fica na margem oposta do Rio de Contas. Possui correnteza forte mas boas ondas para surfar. Em sua face voltada para o rio, as águas são mais calmas e favorecem o stand up paddle. Para atravessar o rio, pegue um barco na praia da Coroinha. Cerca de 6km ao norte do Pontal, fica a Barra do Piracanga, onde o rio de mesmo nome marca o limite do município, onde mangue, praia e coqueiros marcam presença.
Saiba mais sobre as praias de Itacaré em nossa websérie
Posts relacionados
Onde comer bem em Itacaré?
Onde ficar em Itacaré?
O que fazer em Itacaré?
Quantos dias ficar em Itacaré?
Os melhores passeios de Itacaré
Reserve sua hospedagem em Itacaré com nossos parceiros!!
Reserve sua hospedagem em Itacaré pelo Booking.com clicando aqui!!
Assim você ajuda a mantermos o blog, sem pagar nada a mais por isso 😉
Para a sua viagem
Reserve seu hotel pelo Booking.com
Alugue seu carro pela Rentcars
Compre seu chip internacional Mysimtravel
Viaje sempre protegido com Intermac Seguros
Evite filas comprando antecipadamente seus ingressos e passeios pelo Viator
Solicite uma ajuda profissional para sua viagem! Entre em contato com a Reisen Turismo!Ao utilizar esses links, você ajuda o blog a crescer sem pagar nada a mais por isso!
[instagram-feed num=6 cols=6 width=100 widthunit=%]