HEADER SITE - VIAJANTE INVETERADO
Menu

Safári na África do Sul – Inverdoorn Game Reserve

  • 11/11/2018
  • 1 comentário
  • Por: Guilherme Goss De Paula

Fala, viajante! Hoje vamos embarcar em mais uma aventura pelo território africano. Pra quem já leu sobre o mergulho com tubarão branco, chegou a hora de sair da água e enfrentar as feras das savanas. É hora de encarar um safári na África do Sul na reserva de Inverdoorn!

reisen turismo viajante inveterado

safari na africa do sul - inverdoorn

SAFÁRI NA ÁFRICA DO SUL – MAIS UM SONHO?

Quem tem acompanhado os relatos e vídeos da minha viagem para a África do Sul, já deve estar cansado de ler e ouvir a palavra “sonho” em todas publicações. Mas eu não posso simplesmente ignorar algo que me acompanhou durante tantos anos. Fazer um safári na África era, na verdade, a minha maior motivação de pisar naquele continente.

Durante o planejamento da viagem, decidi, porém, que visitaria apenas a Cidade do Cabo e seu entorno. Com essa decisão tomada, cogitei a possibilidade de deixar os safáris de fora, já que os Parques Nacionais de Pilanesberg e Kruger (que são referências de safári) ficam do outro lado do país.

Entretanto, o Carioca, que embarcou nessa comigo, nem de longe queria ficar sem fazer um safári. Tive que repensar a possibilidade e acabamos por incluir um safári na reserva privada de Inverdoorn.

RESERVAS PRIVADAS X PARQUES NACIONAIS

Os safáris em reservas privadas, lá chamadas de game reserves, são muito diferentes daqueles feitos nos Parques Nacionais e é fundamental você saber disso antes de fazer a sua escolha.

As reservas privadas, como o nome já diz, têm donos. Imagine uma fazenda imensa cheia de animais selvagens. É mais ou menos assim que elas funcionam. Entretanto, esses animais são caríssimos e o proprietário não iria gostar de ver seus animais comendo uns aos outros. Por isso, eles são bem alimentados por tratadores e os mais agressivos ficam separados uns dos outros. Já nos Parques Nacionais, que são grandes reservas naturais, os animais vivem à solta, livres pra caçar. Nessa análise, acho que os Parques são bem mais interessantes.

Mas temos que analisar outro aspecto. Nas reservas privadas, sabemos que a possibilidade de encontrarmos os animais são bem maiores. Em outras palavras, é quase certeza que você verá todos os animais que ali vivem. No entanto, nos Parques Nacionais, já não podemos ter tanta expectativa assim. Imagina fazer um safári e não avistar os Big 5? Talvez sejam necessárias várias investidas e contar com a sorte para avistar todos eles. Nesse ponto, as reservas levam vantagem.

No meu caso específico, já estava determinado que visitaríamos apenas a região da Cidade do Cabo. Assim, tratei de me informar qual seria a reserva privada que me daria uma boa experiência de safári. A Planeta África (que nos acompanhou em todos os passeios) indicou Inverdoorn Game Reserve e assim ficou definido.

Conversando com vários locais na Cidade do Cabo, percebi que Inverdoorn era uma reserva realmente prestigiada. E fiquei mais confiante ao ouvir frases como: “você verá muitos animais por lá” e “é longe mas vale muito a pena“.

A decisão estava tomada e a ansiedade era grande!

A MINHA EXPERIÊNCIA DE SAFÁRI EM INVERDOORN

Eram cerca de 6h15 da manhã quando a van da Planeta África nos pegou no hostel. Durante o caminho fizemos uma pausa rápida para fotos com um lindo visual das montanhas e outra pausa para o café da manhã.

safari na africa do sul - inverdoorn

Chegamos na reserva de Inverdoorn cerca de 10h. O local, que é muito bonito, agrega também um hotel de luxo, o Iziba Safari Lodge, utilizado por aqueles que compram pacotes com mais de um dia de safári.

Sem muita demora, assinamos o termo de responsabilidade e fomos divididos em grupos. Já no carro 4×4, conhecemos nosso motorista que passou todas as instruções a seguirmos durante o percurso.

Foi dado o start no safári e eu estava mega ansioso! O primeiro animal avistado foi a girafa – também, com aquele tamanho todo, seria difícil se esconder. Seguimos nossa rota até nos depararmos com um dos animais mais perigosos do planeta: o hipopótamo. Na verdade, havia dois. Um fazia seu lanchinho sossegado, enquanto o outro estava dentro do lago se refrescando.

safari na africa do sul - inverdoorn

safari na africa do sul - inverdoorn

BIG 5

A próxima área a ser visitada parece ter segurança reforçada. Grandes portões se abrem e fecham assim que passamos. Estamos na área do rei da selva. Rodamos de um lado ao outro sem encontrá-lo. O guia avisa: vamos procurar mais uma vez mas, se não o avistarmos, teremos que partir. Por um instante fiquei decepcionado. Fazer um safári em uma reserva e não ver o rei leão seria deprimente!

Eis que, de repente, o leão resolve dar as caras, caminhando tranquilamente. Não pudemos nos aproximar muito, mas o suficiente. E assim começávamos a conta dos Big 5: os cinco animais mais difíceis de serem caçados.

safari na africa do sul - inverdoorn

Depois avistamos dezenas de Oryx, lindos e exóticos animais de chifres muito compridos e pontiagudos. Não muito longe dali, encontramos o rinoceronte, nosso segundo animal dos Big 5. Em Inverdoorn, eles têm os chifres serrados para preveni-los de caçadores clandestinos que os matariam apenas para roubar os chifres e vendê-los no mercado negro. O rinoceronte se alimentava tranquilamente e pudemos passar a poucos metros dele.

safari na africa do sul - inverdoorn

Pouco depois, topamos com muitas zebras, avestruzes, gazelas e gnus. O terceiro Big 5 apareceu em dose dupla: dois elefantes africanos que caminhavam e se alimentavam muito próximos à nossa trilha. Esse foi um dos momentos mais tensos do safári. Passamos muito próximos dos gigantões e tivemos que ser muito discretos.

safari na africa do sul - inverdoorn

Em seguida, veio o momento mais incrível: o encontro com os leopardos. Os animais estavam descansando numa boa ao lado da trilha. Tivemos a oportunidade de parar ao lado deles, cara a cara. Pela preguiça que estavam, tenho certeza que haviam sido muito bem alimentados pouco tempo antes da nossa visita.

safari na africa do sul - inverdoorn

No caminho de volta, passamos novamente pelos elefantes, até nos depararmos com uma manada de búfalos africanos mal encarados! Em meio ao grupo havia um filhote, o que nos mantinha atentos a todo momento. E assim, fechávamos a nossa lista dos Big 5, os cinco mamíferos selvagens de grande porte mais difíceis de serem caçados: leão, rinoceronte, elefante africano, leopardo e búfalo africano.

safari na africa do sul - inverdoorn

O ALMOÇO

A mente já estava alimentada pelo safári que tínhamos acabado de fazer. Agora era hora de alimentar o corpo também! Chegamos à base novamente, desembarcamos e fomos à bela área da piscina, onde um buffet já nos aguardava. O almoço já está incluído no passeio e apenas as bebidas são pagar à parte.

safari na africa do sul - inverdoorn

Antes do retorno para a Cidade do Cabo ainda fomos apreciar a lojinha que existe em Inverdoorn, com lembrancinhas e artesanatos.

MINHA AVALIAÇÃO SOBRE INVERDOORN

Acho importante que você visite a África sabendo das diferenças entre as reservas e os Parques Nacionais. Por isso expliquei sobre as duas formas de safári ao longo desse post. Assim você não se decepciona com nenhum deles. Eu sabia como seria e gostei bastante da experiência. Em uma próxima visita ao país, quero visitar também os Parques Nacionais, mesmo sabendo que poderei não avistar alguns animais.

Inverdoorn não é tão longe da Cidade do Cabo. Tanto que chegamos de volta e ainda tivemos tempo de ver o pôr do sol em Camps Bay!

Dadas as explicações, a decisão é sua, viajante!

Para visitar a África com segurança e fazer os melhores passeios e safáris, entre em contato com nossa agência oficial, a Reisen Turismo.

Assista ao episódio sobre o nosso Safári na África do Sul – Inverdoorn Game Reserve:

 

É isso aí, viajante! Antes de ir para outro post, deixe seu comentário, dúvida, dica, crítica, sugestão ao final da página. Responderemos com o maior prazer!

Leia também
City Tour na Cidade do Cabo (Cape Town)
Cape Peninsula: Passeio ao Cabo da Boa Esperança
City Sightseeing Cape Town: passeio de ônibus panorâmico
Table Mountain: o maior atrativo da Cidade do Cabo

Hospede-se pagando menos na Cidade do Cabo!


↓ Salve esse Pin e siga também nosso Pinterest


Apoio

mysimtravel


Para a sua viagem

Reserve seu hotel pelo Booking.com
Alugue seu carro pela Rentcars
Compre seu chip internacional Mysimtravel
Viaje sempre protegido com Intermac Seguros
Evite filas comprando antecipadamente seus ingressos e passeios pelo Viator
Solicite uma ajuda profissional para sua viagem! Entre em contato com a Reisen Turismo!

Ao utilizar esses links, você ajuda o blog a crescer sem pagar nada a mais por isso!


Hoje é o niver da Micca!! 💘🎂🥂🎉🎈🎁 Amor, hoje é seu aniversário e estamos em plena quarentena.
Não deu pra comemorar com os amigos e familiares, mas a vídeochamada está ajudando. Não deu pra jantar fora, mas o delivery resolveu.

A quarentena tem mostrado que o mais importante é estarmos juntos, sempre. E, com a gente, foi assim desde o começo, né?
Espero que a nossa quarentena, essa, só minha e sua, dure pela vida inteira!
Parabéns pelo seu aniversário!!! Que o Papai do Céu te dê muita saúde e paz!! Te amo!! Ah, mais uma coisa...
Tem uma musiquinha que roubei do Jack Johnson pra vc!

There is no combination of words I could put on the back of a postcard
No song that I could sing, but I can try for your heart
Our dreams, and they are made out of real things
Like a shoebox of photographs
With sepia-toned loving
Love is the answer, at least for most of the questions in my heart
Like why are we here? And where do we go?
And how come it's so hard?
It's not always easy and
Sometimes life can be deceiving
I'll tell you one thing, it's always better when we're together

It's always better when we're together
Yeah, we'll look at the stars when we're together
Well, it's always better when we're together
Yeah, it's always better when we're together

And all of these moments
Just might find their way into my dreams tonight
But I know that they'll be gone
When the morning light sings
And brings new things
For tomorrow night you see
That they'll be gone too
Too many things I have to do
But if all of these dreams might find their way
Into my day to day scene
I'd be under the impression
I was somewhere in between
With only two
Just me and you
Not so many things we got to do
Or places we got to be
We'll sit beneath the mango tree now

I believe in memories
They look so, so pretty when I sleep
Hey now, and when I wake up,
You look so pretty sleeping next to me
But there is not enough time,
And there is no, no song I could sing
And there is no combination of words I could say
But I will still tell you one thing
We're better together

#viajanteinveterado #jackjohnson #balneariocamboriu
...

279 23

Hoje vivemos mais uma experiência incrível: voar de #balão! Eu (Gui) e a @laviniagoss subimos a 1.200m de altura, com toda segurança, nesse lindo balão da @voudebalao 🎈🎈🎈 A Micca prometeu que também vai voar na próxima vez!!
.
.
#voudebalao #balao #BALNEARIOCAMBORIU #euamobc #viajanteinveterado #canelinha #santacatarina
...

131 11

14/03 22h08

SORTEIO REALIZADO!! 👏🏻 Parabéns aos ganhadores: ⬇️⬇️⬇️⬇️⬇️⬇️⬇️⬇️
🍀 @eduardogilvane
🍀 @sabrinainfante

Entraremos em contato via direct!
.....................................
🏁 Foi dada a largada!! .
.
📳 02 SORTEIOS - Cada um valendo:
📱01 chip internacional @mysimtravel .
📲 01 pacote de 1GB para utilizar na Europa .
🎒01 mochila .
.
📌 Para concorrer basta você seguir as regrinhas:
👉🏻 1. Curtir a FOTO OFICIAL no perfil @viajanteinveterado;
👉🏻 2. Indicar 02 amigos nos comentários da FOTO OFICIAL;
👉🏻 Seguir os perfis @mysimtravel e @viajanteinveterado. .
.
✅ Comente quantas vezes quiser, indicando amigos diferentes. Quanto mais você comentar, mais chances terá de ganhar! .
❌ Não vale marcar perfis falsos, celebridades e empresas. O prêmio não pode ser trocado por dinheiro.
. 📅 Sorteio adiado para o dia 14/03/2020 serão realizados 02 sorteios AO VIVO no Instagram @viajanteinveterado.
O seu perfil deverá estar aberto para verificarmos o cumprimento das regras.
Cada participante poderá ser premiado apenas uma vez. Caso o ganhador dos 02 sorteios seja o mesmo, repetiremos o segundo sorteio. .
.
⚠️ Viajar e não compartilhar, não tem graça! Pra quem ainda não conhece, o @mysimtravel é o chip internacional que levamos em TODAS as nossas viagens internacionais, desde 2016!! .
.
🍀BOA SORTE!🍀
.
.
.
.
#mysimtravel
#chipinternacional
#viajanteinveterado
#sorteio #sorteios
#sorteiorolando
...

66 58

Hoje o dia foi dela, como tinha que ser!! 6 aninhos da minha princesa linda!! Uma pessoinha que me ensina todos os dias a ser mais calmo, mais puro, mais solidário, mais humano, mais carinhoso, mais amoroso, enfim... a ser uma pessoa melhor. Obrigado, meu amorzinho, por ter vindo para a nossa família e, desde tão pequenininha, nos ensinar tantas coisas. Você é um ser especial, iluminado, um presente de Deus!! Eu te amo de um jeito inexplicável e espero conseguir demonstrar isso a você todos os dias!!
Parabéns, Lala!! Que o papai do céu te dê muita saúde e paz para que você continue espalhando amor pelo mundo!! Beijinhos do papai!! TE AMO!! 😘😘😘
...

171 19

Ficou demais essa foto que tiramos hoje no @oceanicaquarium, né?
🐢
A visita foi incrível! Conhecemos vários animais e aprendemos muito sobre eles!! Aliás, muitos desses animais foram recuperados de cativeiros e do tráfico.
🐠
#oceanicaquarium
#balneariocamboriu
#santacatarina
#brasil
#viajanteinveterado
...

146 12

#TBT de um dia incrível no @snowlandgramado 🌨
☃️
#gramado
#snowland
#riograndedosul
#viajanteinveterado
...

117 9



Booking.com





Guilherme Goss De Paula

Nascido em Tupã, no interior de São Paulo, sua primeira experiência internacional foi um intercâmbio na Alemanha - onde despertou seu interesse por conhecer o mundo. Trabalhou com turismo nos EUA, no Amazonas e em Santa Catarina. Graduou-se em Turismo e Hotelaria e abriu sua própria agência de viagens. Sempre em busca de novos destinos, acumula passagens por mais de 60 países. Como escritor-viajante, já participou de diversas edições dos guias O Viajante, além de ser colaborador voluntário dos sites TripAdvisor e Mochileiros.com. Sua melhor viagem é sempre a próxima!


Uma resposta para “Safári na África do Sul – Inverdoorn Game Reserve”

  1. Avatar Luysa Rocha disse:

    Boa tarde! Primeiramente, amei o post! Gostaria de saber se seu contato com a Planeta África foi diretamente na Cidade do Cabo ou ainda no Brasil? Qual foi o valor do dia de Safári? Como foi a forma de pagamento? O guia pega cada um dos passageiros no seu respectivo hotel na Cidade do Cabo? Qual horário você retornou para a Cidade do Cabo? Se puder sanar essas dúvidas, ficarei muito agradecida. Amei o post!

Deixe uma resposta

Viajante Inveterado 2018 © Todos os Direitos Reservados

Feito com ❤ por Brothers Filmes